Av. Professor Alfonso Bovero, 1057 - cj 122 - Pompeia - São Paulo - SP - 05019-011

Transtorno de Ansiedade Generalizada - (TAG)

2.jpeg
A Ansiedade tem um papel importante na vida de todos nós, pois tem a finalidade de nos deixar alertos ao perigo e nos possibilita a tomar decisões de auto proteção, diante de situações de perigo.

É através da ansiedade que nos sentimos motivados à atuar na vida, frente à objetivos e metas.

A ansiedade se faz presente na vida de todos os indivíduos, sendo um grande estímulo que nos leva aos desafios necessários da vida.

Quando uma pessoa se apercebe ansiosa, de forma a “atrapalhar” sua vida, pode buscar algumas estratégias como “conversar com aquele amigo/a que “acalma”, praticar exercícios físicos, principalmente os aeróbicos que atuam no relaxamento.

Quando a ansiedade se mostra “exagerada” e traz prejuízos significativos, é o momento de ALERTA, pois pode não ser apenas ansiedade e sim uma doença mental com nome de TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA. Sendo doença, Neste caso, o ajuste do auto – controle, sem ajuda profissional, se torna improvável

O que caracteriza Transtorno de Ansiedade Generalizada é a INTENSIDADE e FREQUÊNCIA da ansiedade, com dificuldades no controle dos pensamentos pertinentes à sensação de CAOS iminente. Refere-se à uma preocupação excessiva e expectativas de que “algo de ruim irá acontecer” em várias situações e setores da vida, independente do “objeto de ansiedade”, pois se manifesta de forma GENERALIZADA.

O diagnóstico é feito, no caso de haver prejuízos significativos no funcionamento psicossocial, profissional ou em outra área da vida. Quando a ansiedade está acompanhada por  ANGÚSTIA e pelo menos 3 dos seguintes sintomas (chamados de sintomas adicionais): inquietação, dificuldade na concentração, fadiga, “nervosismo”, tensão muscular, perturbação do sono, irritabilidade, sensação de “branco na mente”, o diagnóstico é feito.

​No caso de crianças, somente um dos sintomas “adicionais”, já pode caracterizar a psicopatologia. 

Os indivíduos com TAG, apresentam preocupação freqüente diante de responsabilidades de trabalho, tarefas domésticas, compromissos, finanças, saúde de seus familiares e de sua própria, com pensamentos recorrentes que envolvem “a espera do pior”.

​Em crianças, se manisfesta por preocupações excessivas frente à própria competência e desempenho na escola, por ex.
43.jpeg

Causas

Super proteção na infância, ambientes desfavoráveis (que tragam sensação de insegurança), inibição comportamental (timidez), afetividade negativa, evitação de perdas ou frustração, são causas observáveis.

Genética

Em 1/3 dos casos de pessoas que apresentam Transtorno de Personalidade Generalizada (TAG), observa-se hereditariedade genética, onde outros membros da família apresentam algum tipo de transtorno ligado à ansiedade e/ou depressão. 

Tratamento

Psicoterapia: Tratamento psicológico de abordagem Cognitivo – Comportamental é essencial nesses casos, para a aquisição do AUTO  CONHECIMENTO e melhor compreensão dos pensamentos disfuncionais existentes e “padronizados” que levam a um ciclo vicioso na forma de lidar com situações do dia a dia, ocasionando o aumento da ansiedade. Além disso, técnicas de relaxamento e de respiração serão ensinadas para o auxílio  do equilíbrio psíquico.

Psiquiatria: Em muitos casos, quando os sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), já estão “cronificados”, ou seja, houve uma demora ao tratamento ou se os mesmos (sintomas), se apresentam de forma intensa, a medicação se faz necessária para o alívio dos sintomas.    

PARA QUE HAJA UM ENTENDIMENTO DE QUE A ANSIEDADE É ALTA, PORÉM “NORMAL” OU SE É PATOLÓGICA, É NECESSÁRIO QUE O INDIVÍDUO PASSE POR AVALIAÇÃO DE PROFISSIONAL HABILITADO PARA ISSO.