Av. Professor Alfonso Bovero, 1057 - cj 122 - Pompeia - São Paulo - SP - 05019-011

Avaliação Neuropsicológica

A avaliação neuropsicológica é um recurso utilizado por neuropsicóloga(o) com o objetivo de mensurar aspectos cognitivos (ex: atenção, memória, linguagem, raciocínio lógico) e comportamentais (ex: desinibição, agitação e irritabilidade), de modo a elucidar possíveis limitações nestes âmbitos.

Como ocorre?

A avaliação neuropsicológica é realizada por psicóloga(o) especialista em neuropsicologia e inclui entrevista minuciosa sobre o histórico clínico do paciente, aplicação de escalas, instrumentos e testes padronizados de acordo com a demanda apresentada e entrega de resultados cognitivos, de personalidade e projetivos, com laudo completo.  O tempo de avaliação varia de acordo com a queixa e desempenho do participante durante o processo. 

Quando a avaliação neuropsicológica é indicada?

Auxílio diagnóstico: a avaliação pode ser utilizada para auxiliar na confirmação ou não de quadros como: transtornos do aprendizado intelectual, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtorno do espectro autista (TEA), demências, entre outros.

Pré e pós cirúrgico: este tipo de avaliação pode auxiliar o médico a compreender quais domínios cognitivos podem ser prejudicados após o procedimento neurocirúrgico e para verificar evolução do paciente, por meio de comparação de desempenhos com avaliação pré e pós cirúrgica.

Estabelecimento de estratégias de reabilitação: por meio da avaliação, é possível verificar quais são as dificuldades e potencialidades a serem trabalhadas na reabilitação para restaurar ou compensar as perdas cognitivas.